Você já parou para pensar no quanto uma bandeira pode simbolizar para um povo? Não se trata de apenas um objeto que denota a independência ou reconhecimento de um país, mas sim a marca de nação. Achou exagerada essa descrição do simbolismo de uma bandeira?
Pode ter certeza de que nada do que foi dito consegue dar conta do valor que os filipinos atribuem a sua bandeira. Por isso, vamos te explicar tudo sobre a bandeira das Filipinas, afinal de contas você não vai querer ser preso por crime contra a bandeira em sua viagem pelo país.
Vá direto ao tópico (clique para abrir)
Informações sobre a bandeira das Filipinas
De onde vem todo o patriotismo?
As Filipinas é um país marcado por conflitos políticos e guerras relativamente recentes. Durante o último século, aconteceram mudanças contínuas nos governantes e, principalmente, a subordinação à países estrangeiros e revoluções.
Em meio a toda essa luta por um país independente e livre, os filipinos se tornaram um povo extremamente patriota e unido.

E o que a bandeira das Filipinas tem a ver com tudo isso?
Bem, você vai perceber que a bandeira das Filipinas se tornou um símbolo popular de reconhecimento do patriotismo e da luta pela independência.
Como foi muita coisa que aconteceu, vamos criar uma linha do tempo para explicar como cada mudança política afetou a bandeira do país:
1521-1898: Antes do país ter sua bandeira oficial
As primeiras bandeiras utilizadas nas Filipinas foram da Espanha colonial e, em seguida, a da Companhia Britânica da Índia Oriental. Mesmo não sendo oficial, algumas ilhas e regiões das Filipinas também tinham suas bandeiras, como o reino de Tondo, Maguindanao e Silang entre outros.

1898-1901: Período de revolução e independência da Espanha
A primeira aparição da bandeira das Filipinas foi nas mãos dos revolucionários que lutavam contra o governo espanhol em busca da separação das nações. A figura que marca esse período é do General Emílio Aguinaldo.
A bandeira contava com duas faixas, azul e vermelha, e um triângulo branco que abrigava no interior um sol antropomórfico e três estrelas.

No dia 12 de julho de 1898 é hasteada pela primeira vez a bandeira filipina em solo nacional. Esse dia ficou conhecido como o Dia da bandeira.
1901-1907: Estabelecimento do governo insular americano
Com a captura do General Aguinaldo, os líderes filipinos reconhecem o governo americano como legítimo e as ilhas passam para o controle dos EUA.
Em 1907 teve a criação da lei nº 1697, chamada de lei da Bandeira, onde o senado, ocupado por líderes americanos, substitui a bandeira Filipina pela bandeira americana. Também foi proibida a execução do hino filipino.
1919-1935: Reformulação da bandeira filipina
Após 11 anos, o Senado conseguiu revogar a Lei da Bandeira e um novo modelo foi construído, preservando as faixas e o triângulo, mas retirando as feições antropomórficas do sol, deixando-o mais estilizado. Neste momento, a bandeira poderia ser exibida, desde que ao lado da americana.

1941: O Dia da Bandeira muda
Durante o domínio americano, ele era comemorado em outubro. Com a revogação da lei em 1941, graças à Quezon, a comemoração retornou a ser no dia 12 de julho, conhecido pelos filipinos como dia da bandeira.
Também sobre o governo de Quezon, é instituída uma ordem que determina formalmente o modelo que a bandeira filipina deveria seguir.
1941-1945: Período de dois governos
Com a Segunda Guerra Mundial, o governo filipino se dividiu em dois: a parte financiado pelos EUA com o presidente Quezon e parte financiada pelo Japão, com o presidente Jose P. Laurel.
Este foi considerado o período de duas bandeiras, já que Quezon determinou que a bandeira deveria ser hasteada em sinal de guerra e em apoio aos EUA, mas Laurel estabelece uma ordem de hasteamento da bandeira como sinal paz, em apoio ao Japão.
1946: Reconhecimento da Independência das Filipinas
Após o período de guerras mundiais, o governo filipino consegue se restabelecer firmando a Terceira República e tendo a independência reconhecida pelo mundo.
Mesmo com os americanos ainda presentes nas bases militares Filipinas, houve a restauração da bandeira Filipina. Foi expedida a Ordem Executiva nº 23, s. 1936 que retornava a bandeira ao padrão original de 1898. A bandeira filipina finalmente foi hasteada sem a presença da bandeira americana.

1986: Fim da ocupação militar americana das bases filipinas
Sob o governo de Corazon C. Aquino, o senado nega o acordo de bases militares com os EUA e, depois de 90 anos, o país se viu completamente livre da ocupação americana.
Significado das cores e símbolos
Você percebeu que a bandeira das Filipinas tem simbolismo por todos os lados, e não é diferente para as cores e figuras que a estampam. Vamos mostrar para você qual é a bandeira atual das Filipinas e o significado das cores e símbolos:

A cor azul da bandeira simboliza paz, verdade e justiça, enquanto a cor vermelha vem simbolizar patriotismo e valor. É a partir dessas significações que a forma como a bandeira é exposta indica o estado de guerra ou paz nacional (calma que vamos escrever um post com váaarias dessas curiosidades em breve!).
A cor branca do triângulo simboliza liberdade, igualdade e fraternidade, sendo que o sol de oito raios simboliza a unidade, liberdade, democracia popular e soberania. Cada raio do sol remete a uma província envolvida na Revolução Filipinas de 1896.
Por fim, as três estrelas douradas de cinco pontas, dispostas uma cada vértice do triângulo, representam os três principais conjuntos de ilhas da Filipinas: Luzon, Visayas e Mindanao.
A bandeira que está sempre em mudança
Ainda existe muito debate público e discussão sobre o modelo da bandeira. Existe a proposta de adicionar mais um raio ao sol, representando a atuação muçulmana e indígena na Revolução Filipinas.
Também é proposto adicionar uma quarta estrela e transformar o triângulo em quadrado, afim de representar o território de Borneo do Norte (atual Sabah). E nem precisamos retornar a discussão em torno do tom de azul da bandeira…
Conclusão sobre a bandeira das Filipinas
Espero ter te convencido que o simbolismo da bandeira das filipinas vai para muito além do que usualmente os outros países praticam. A bandeira tem uma relação íntima com luta filipina por liberdade, talvez seja por isso que tanto importa a manutenção do respeito e dignidade dela.
E, se você quer ver a linha do tempo da bandeira das Filipinas em vídeo, dá uma olhadinha que interessante:
Depois de ler tanto sobre a história e simbolismos, você deve querer descansar um pouco. A dica é aproveitar para ler os posts:
- Melhores ilhas das Filipinas: TOP 5 dos lugares mais espetaculares
- Quando ir para as Filipinas? Mês a mês
O que achou das informações sobre a bandeira das Filipinas? Tem alguma dúvida? Escreva um comentário para a gente! Para ver mais informações e fotos sobre as Filipinas siga as nossas redes sociais: Instagram e YouTube.