Sem sombra de dúvidas Boracay nas Filipinas é sinônimo de paraíso na Terra, como aquelas ilhas que vemos nos filmes e não acreditamos que realmente existem. Sim, esse lugar existe e é um destino do Sudeste Asiático que podemos facilmente chegar, conhecer e se apaixonar.
Mas, se sua ideia de paraíso for um lugar calmo e tranquilo, em Boracay esse pensamento vai mudar. A ilha é repleta de restaurantes, barzinhos e, claro, cheia de turistas vindos do mundo inteiro à procura de uma das ilhas mais famosas do mundo.
É por este motivo que, neste guia completo, vamos te dar todas as informações sobre Boracay. Aqui vamos te contar sobre como organizar seu roteiro, dicas de viagem, como chegar, se transportar e quais as principais atrações desse paraíso na Terra, considerado o Caribe filipino:
Vá direto ao tópico (clique para abrir)
Guia de Boracay nas Filipinas
A reabertura de Boracay para o turismo em 2018
Antigamente considerada a Ibiza das Filipinas, além de ter sido premiada diversas vezes como um dos lugares mais lindos do MUNDO, a infraestrutura não estava suportando a quantidade de pessoas que a ilha vinha recebendo. Isso estava acarretando sérios problemas com saneamento básico, poluição e acabando com a beleza do lugar.
Então, em abril de 2018 a ilha, considerada o paraíso das festas, foi fechada por ordem do presidente das Filipinas para limpeza e revitalização. Somente moradores tinham acesso e Boracay nas Filipinas permaneceu fechada por 6 meses!
A ilha foi liberada para o turismo somente no final de outubro de 2018, porém com a reabertura veio novas regras, onde todos os estabelecimentos tiveram que se adequar perante elas. Uma dessas regras é que a ilha passou a ter capacidade limitada de turistas e as baladas acabaram totalmente, dando lugar a restaurantes e barzinhos.
Ainda existiam obras acontecendo em Boracay em nossa última visita em maio de 2019. Ruas sendo recapeadas e hotéis sendo reconstruídos foram algumas das visões mais frequentes. Mas de uma coisa temos certeza: após a revitalização, Boracay ficou ainda mais bonita e organizada. Suas praias tem uma areia branquinha (agora sem lixo) e aquele mar cor azul neon cada vez mais brilhante (e limpo).
Notícias recentes de Boracay: a ilha foi fechada para turismo em razão do COVID-19 e não tem data de abertura até o momento. Iremos atualizar nossos posts sobre o coronavírus nas Filipinas assim que tivermos mais informações.
Saiba um pouco sobre o mapa das Filipinas
Onde Fica Boracay?
Boracay é uma pequena ilha que fica no centro das Filipinas. Boracay que tem 7 km de extensão e apenas 1 km de largura. Esse paraíso é localizado em Visayas Ocidental, a cerca de 315 km da capital das Filipinas, Manila.
Ásia – Sudeste Asiático – Filipinas – Província Aklan – Boracay
Veja o mapa das Filipinas para saber onde é Boracay:
Como chegar em Boracay? Vôos para Boracay
De Manila até Boracay
As duas principais formas de chegar em Boracay são pelo Aeroporto de Caticlan (mais rápido) ou pelo Aeroporto de Kalibo. Veja mais detalhes, valores e disponibilidade aqui!
O vôo de Manila até o aeroporto de Caticlan dura cerca de 1 hora e é a maneira mais rápida, pois este é o aeroporto mais próximo de Boracay. Após o pouso, é necessário ir até o Porto de Caticlan para pegar uma balsa. São apenas alguns metros até chegar no pier e, por isso, você pode contratar um taxi privado, ir de van coletiva ou a pé.
Se você optar por um vôo chegando no aeroporto de Kalibo deve pegar uma van coletiva ou um taxi privado para chegar até o pier de Caticlan. A viagem de 70 km demora cerca de 1h30 e custa PHP 400 por pessoa na van coletiva.
Chegando no píer, antes de embarcar, é necessário preencher uma ficha com seus dados e fazer o pagamento da taxa do porto e de conservação da ilha. Os valores somam PHP 175 por pessoa.
O trajeto de balsa do porto de Caticlan a Boracay dura apenas 10 minutos e funciona todos os dias, com saídas frequentes até tarde da noite durante a alta temporada.
De Batangas até Boracay
O que muitos não sabem é que também é possível chegar em Boracay pelo mar. Do Porto de Batangas, píer próximo a Manila, há navios que fazem o trajeto direto para o Porto de Caticlan.
A empresa que faz este trajeto é a famosa 2GO e você pode ver mais detalhes e disponibilidade aqui. O percurso dura em média 9 horas, porém é necessário verificar com antecedência pelo site já que os preços variam de acordo com a cabine que você escolhe. Existem cabines mais econômicas e até suítes para duas pessoas (de Php 950 até Php 4.500 a suite). É recomendável que você viaje a noite para otimizar seu tempo.
As cabines também contam com chuveiros, tanto na classe econômica quanto nas suítes. Também há toalhas, travesseiros, roupa de cama para locação e também algumas lojas de conveniência para comidas rápidas e alguns restaurantes dentro do navio.
De Boracay para El Nido ou Coron, em Palawan
Você pode ir de ferry (bem demorado e cansativo) ou voar até o Aeroporto de El Nido ou Coron. Veja mais informações e valores aqui!
De Boracay para Cebu Island
Com duas ilhas grandes (Panay e Negros) separando Boracay de Cebu, dependendo de que lugar que você quer chegar em Cebu, você pode ir de avião (maneira mais rápida) e combinações de barco, ferry e ônibus. Veja mais informações de valores e disponibilidade aqui!
Tudo sobre Boracay, Phillipines
Como se deslocar visitando Boracay?
Quando chegar no pier de Boracay pegue um taxi, chamado tricicle, até o seu hotel que pode custar cerca de PHP 150 para duas pessoas. Se não sabe o que é um tricículo, leia neste post tudo sobre transportes nas Filipinas!
Se você seguir nosso conselho de se hospedar nas Stations 1, 2 ou 3 você pode caminhar tranquilamente entre essas estações pela orla marítima ou facilmente contratar um tuk tuk ou até um pedicabs para te levar em distâncias mais longas. A White beach tem cerca de 4km de extensão, que você não vai nem perceber com tanta coisa para olhar e aquela água maravilhosa para apreciar.
Você também pode caminhar até a Diniwid beach (continuação da White beach) e também até a Bulabog beach (do lado oposto) mas note que são distâncias maiores. Se preferir, pode pegar um tricículo privado ou coletivo na rua principal e chegar facilmente e com um preço bem barato até as duas.
Para distâncias mais longas, como a Pukka beach, recomendamos que vá de tricicle (privado ou coletivo). O trajeto pode ser bastante demorado já que o trânsito na rua principal é intenso. Por este motivo, tente ir de uma maneia confortável (taxi privado é o ideal). Se quiser viajar barato nas Filipinas, o tricículo coletivo, para este trajeto, custa cerca de PHP 30 por pessoa.
Se você quer fazer algo especial em Boracay pode também contratar um passeio de barco que passa por todas as ilhas mais bonitas da região. Existem DIVERSOS barqueiros oferecendo seus serviços ao longo da praia e você também pode contratar através do seu hotel (pode ser mais confiável).
Quando ir?
Os melhores meses para visitar Boracay com certeza é no verão, que vai de março a junho. Neste período o clima de Boracay está quente e não tem tanto risco de chuvas intensas e duradouras.
Nos meses de janeiro e fevereiro ainda não está tão quente, então os dias costumam ser mais nublados. De julho a dezembro é o período de chuvas nas Filipinas e também existe a possibilidade de passagem de tufões. Melhor evitar, concorda?
Tudo sobre Boracay nas Filipinas
Onde se hospedar em Boracay, Filipinas?
Boracay tem uma variedade IMENSA de hotéis, pousadas, albergues… Opção de hospedagem é o que não falta e você para escolher o seu hotel de acordo com o custo de viagem que deseja fazer. Se é um mochilão econômico pelas Filipinas e Sudeste Asiático recomendamos que se hospede em um dos diversos hostels e guesthouses. Se quer algo mais confortável, pode escolher entre uma infinidade de hotéis em Boracay.
A opção com uma vasta variedade e mais procurada pelos turistas é se hospedar na White Beach, essa extensa e famosa praia que é dividida em 3 áreas para ficar mais fácil de se localizar. Vamos explicar sobre cada uma das áreas para te facilitar:
Station 1 da White beach:
A Station 1 é muito próxima da maravilhosa Diniwid beach. É nesta estação que se encontram os hotéis mais reservados e de alto custo. Para quem procura sossego, praias paradisíacas e conforto esse é o lugar ideal já que existem hotéis incríveis com uma estrutura maravilhosa. Um exemplo é o hotel Shagri-La’s Boracay Resort and Spa.
Mais opções de hospedagem em Boracay na estação 1:
Station 2:
É onde está localizada o centrinho da ilha com vários restaurantes, o D’Mall shopping, lojinhas, agências, mercadinhos, escolas de mergulho… É uma área muito movimentada e agitada o dia todo, as ruas são cheias de tuk tuk, motos, jeepys, mas aqui você encontra hotéis acessíveis e também confortáveis.
Opções de hotel em Boracay na estação 2:
- Coast Boracay
- Hue Hotels and Resorts Boracay by Hill (aprovadíssimo!)
- The Piccolo Hotel of Boracay
- IL Mare Sakura Resort Boracay
- Abozza Resort (bem simples mas aprovado!)
- Red Coco Inn de Boracay
Station 3:
Parecida com a Station 1, esta área também é muito tranquila com hotéis econômicos, porém fica próximo ao porto e mais afastada do centrinho. Porém, como é perfeitamente possível caminhar entre as 3 áreas da White Beach pela areia ou de tuk tuk, vale a pena conferir as nossas opções de hotel.
Opções de onde ficar em Boracay na estação 3:
- OYO 124 Blue Dawn Boracay (aprovado!)
- DiveGurus Boracay Beach Resort
- Roy’s Rendezvous Boracay
- 357 Boracay Resort
Você também pode se hospedar em outras praias de Boracay se não se importa em ter menos opções de infra estrutura turística como restaurantes, agências e bares e quer algo mais sossegado. Veja opções na Bulabog beach, na Diniwid beach e hotéis próximos a Willy’s rock.
Dica importante: antes de fazer sua reserva, verifique se o estabelecimento está dentro das novas normas feitas após a revitalização. Isso é muito importante pois, quando você chega no Porto para embarcar para Boracay, você tem que responder um questionário e uma das perguntas é o nome do seu hotel. Os fiscais tem uma lista dos hotéis em Boracay aptos a receber turistas e podem interferir a sua ida ao paraíso se você reservar em um hotel que ainda não se adequou as novas regras.
O que fazer, conhecendo a ilha de Boracay (Filipinas) ?
O leque de possibilidades do que fazer em Boracay é grande e, com certeza, você vai acabar encontrando algo que gosta. A ilha oferece esportes como: kitesurf, caiaque, banana boat, pular de trampolins na Magic Island…
Você também pode conhecer as cavernas que ficam à beira do oceano na Crystal Cove no seu passeio de barco island hopping, um tour pelos principais pontos turísticos ao redor da ilha. Existem vários barqueiros que ficam oferecendo seus barcos para o passeio, mas não se esqueça de pechinchar.
Outra opção é praticar mergulho de cilindro e/ou snorkel que vale muito a pena pois a visibilidade em Boracay Island é incrível.
A ilha de Boracay é linda do começo ao fim, com um mar azul neon e várias palmeiras em sua orla, mas também conta com alguns pontos estratégicos. Um deles é uma linda pedra na beira do mar, denominada Santuário de Willy’s Rock. Nesta pedra tem a imagem de uma santa e a vista é apaixonante. Você só pode ter acesso a pedra quando a maré está baixa.
Praias de Boracay
Além da praia que faz as Filipinas ser tão famosa, a White beach, existem outras tão lindas quanto. Paralela a White beach tem a Bulabog beach que é uma praia mais tranquila, com hotéis beira mar e bem bonita.
Uma praia que fica no Norte de Boracay e vale muito a pena visitar é Puka Beach. Ela é pequena, mas cheia de cantinhos surpreendentes e com certeza é de tirar o fôlego.
Também existem muitas outras praias como Balinghai, Punta Bunga, Banyugan (todas as anteriores ficam entre a White e Puka beach), Illig-Illigan, Lapus Lapus, Tulubhan, Tambisaan, Manoc manoc e Caglan beach, a praia mais próxima do porto de chegada em Boracay.
Outro ponto especial é Fridays Beach. Um lugar perfeito para tirar fotos para postar no Instagram e, ao andar pela praia, é possível encontrar várias esculturas de areia feita pelos locais.
Uma atração que você não pode perder é ver o pôr do sol na White Beach. Este espetáculo de cores em meio aquele mar azul neon maravilhoso é gratuito e quase toda a ilha pára ao final do dia para apreciar. É um momento para você simplesmente apreciar e agradecer.
Tem MUITAS atrações em Boracay e só fica parado quem quer. As noites também são agitadas (mas não como antes) com festas e música na maioria dos restaurantes, karaokê também é muito comum nas noites Filipinas já que eles realmente adoram.
Temperatura da água
Como a maioria das ilhas Filipinas, a temperatura da água em Boracay é maravilhosa! Muito quentinha e relaxante, é impossível olhar aquele mar e não querer entrar para dar um mergulho.
As vezes a água fica bastante quente e se torna difícil estar por muito tempo no mar. Tente não ficar na beirinha e avance um pouco mais já que, pouco mais para dentro do mar, a temperatura é impecável.
Passeios em Boracay
Existem diversos passeios que você pode fazer para visitar as atrações de Boracay. O mais conhecido é o Island Hooping, passeio de barco que te leva para as principais praias da região.
Outra opção é o passeio para realizar mergulho com cilindro. Com a temperatura da água perfeita e cristalina, imagine quantos peixes diferentes vai encontrar. Neste mapa de Boracay você pode ver quanta coisa tem para fazer em Boracay e quantos pontos de mergulho (apontados com um mergulhador e sua nadadeira) existem ao redor da ilha:
Guia de Boracay nas Filipinas
Onde Comer em Boracay?
Uma das melhores (ou piores) coisas em Boracay é escolher qual restaurante ir. Existem inúmeras opções para todos os gostos! Restaurantes italianos, mexicanos, japoneses, comida tailandesa e vários outros.
Para café da manhã, recomendamos o Hoy Panga Boracay. Para comida italiana não deixe de provar o Aria Restaurant,
Existem diversas franquias de fast food como: Subway, Army Navy, Yellow Cab, McDonalds, Starbucks e a maioria delas são beira mar, tornando o acesso mais fácil e rápido. Nas Filipinas, eles são viciados em comidas rápidas e, por isso, os restaurantes tem diversas particularidades interessantes que escrevemos nesse post.
Também há várias opções de barzinhos para um happy hour, com muitos drinks diferentes, porções de frutos de mar e música ao vivo e muitos deles são à beira mar. Não esqueça de experimentar a cerveja San Miguel Light, tradicional nas Filipinas.
Enfim, Boracay tem opções que vão desde os restaurantes mais sofisticados até os mais simples, para todos os bolsos e cada um do seu jeitinho.
Para saber um pouco mais sobre comida nas Filipinas leia nosso post. Tem também receita de Adobo e Sinigang, dois pratos típicos bem famosos e fáceis de fazer para você começar a viajar para as Filipinas em casa.
Dicas sobre compras em Boracay
Lugar perfeito para se acabar nas compras de souvenier é Boracay. Por aqui você encontra tudo que pode imaginar! Lembranças de todos os tipos e estilos para presentear qualquer pessoa.
Conheçamos falando sobre as lojinhas espalhadas pela ilha, os “camelôs”, onde você encontra as lembrancinhas mais comuns como imã de geladeira, camisetas, chinelos, chaveiros… Muita coisa e por um preço ótimo! Faça uma pesquisa de preços antes de comprar já que eles variam muito de loja para loja, como todo lugar turístico.
Mas a sensação de Boracay com relação a compras é o famoso D’Mall. Um mini shopping à beira mar com uma arquitetura muito bonita, que fica no coração da ilha, na White Beach (Station 2). Você pode chegar lá caminhando pela praia ou de tricículo. Muito movimentada, com várias lojinhas legais, inúmeras coisas para se comprar e com produtos de ótima qualidade.
No shopping também há vários restaurantes, sorveterias, cafés e, algumas vezes, você encontra cantores e instrumentistas encantando com seu trabalho ao ar livre.
As Filipinas também são famosas pelas pérolas, que são facilmente encontradas em Boracay. Além de belíssimas, são originas e de alta qualidade. As pérolas são exportadas para vários países do Sudeste Asiático. Existem muitas lojas vendendo, então tome cuidado com a qualidade e, principalmente, originalidade já que também existem algumas ciladas e golpes.
Informações úteis sobre Boracay Island
Quantos dias ficar? Roteiro em Boracay nas Filipinas
Recomendamos ao menos três dias inteiros para visitar algumas das belezas de Boracay. Curta no primeiro dia a White beach, dê uma caminhada ao longo das Stations, almoce e jante em um restaurante beira mar e não perca o pôr do sol. Se quiser, pode até dar uma passadinha na Bulabog beach que fica bem próxima a praia mais linda do mundo.
No segundo dia você pode optar por fazer um passeio de barco, mergulhar de cilindro ou pegar um triciclo até o norte da ilha para visitar Pukka beach e outras próximas. No terceiro dia você pode fazer outra das atividades citadas anteriormente.
Se tem mais tempo pode guardar um ou dois dias para curtir seu hotel com piscina em Boracay e também pode fazer diversas outras atividades como kite surfing, SUP (Stand up paddle), paragliding, zipline (tirolesa) e caiaque que tem disponível em quase todas as praias de Boracay (principalmente na White beach).
Quanto custa viajar para Boracay nas Filipinas?
Essa pergunta é MUITO específica e depende demais do seu tipo de viagem. Vamos dar uma média para você conseguir calcular, mas pense em ao menos PHP 2.500 (US$ 52) por pessoa é um valor mais que suficiente para se hospedar bem, comer em restaurantes e fazer as atividades.
- Taxa de conservação da ilha e do píer: PHP 175
- Ferry do pier de Caticlan para Boracay: PHP 50 (na volta custa PHP 25)
- Tricíclo para o hotel (2 pessoas): PHP 150
- Hospedagem para duas pessoas em quarto privado: de PHP 1.300 a 3.000
- Alimentação: de PHP 300 nos fast food, PHP 500 nos buffets all you can eat a PHP 1.000 numa refeição mais requintada com bebida alcoólica.
- Drinks: cerca de PHP 50 por um drink ou cerveja nas lojas de conveniência e PHP 60 a 90 em bares e restaurantes. Água de coco em restaurante custa cerca de PHP 20.
- Um dia visitando as praias de tricíclo coletivo: PHP 100 por pessoa.
- Passeio de barco: de PHP 1.500 a 3.500 por pessoa.
Boracay ou El Nido? Boracay ou Coron, Palawan? Indecisão de que ilha das Filipinas visitar em sua viagem
Não tem como comparar Boracay com as regiões de Palawan, já que são paisagens totalmente diferentes. Em Boracay você verá praias maravilhosas com águas cristalinas que vai até arder o olho de tão forte. Já em El Nido e Coron você vê uma água cristalina mais esverdeada MUITO maravilhosa mas, para complementar o cenário, nesta região também tem diversos rochedos.
Se tiver que escolher entre uma das regiões nós aconselhamos que vá para Palawan já que lá você irá visitar os lugares que fazem com que as Filipinas tenha uma paisagem tão diferenciada e surpreendente. Mas, se puder, vá em Boracay e Palawan e tire suas próprias conclusões, temos certeza que não irá se arrepender. 🙂
Em uma competição entre Boracay e a ilha de Cebu com certeza Boracay é mais bonita mas, se pensar nas redondezas de Cebu, tem MUITO mais opções de atrações e o que fazer do que Boracay. Moalboal e suas maravilhosas Kawasan Falls, Apo Island e as tartarugas imensas entre muitos outros lugares que você pode se apaixonar. Você tem que levar em conta nesta decisão o que procura. Se for uma praia relaxada e maravilhosa, pode ir para Boracay e se hospedar nas mais afastadas (ou ir visitá-las somente). Se for diversão, aventura e novas experiências, talvez Cebu e região seja mais atrativa para você.
Podemos comparar Boracay a DIVERSAS ilhas e regiões do mundo como Maldivas, Phuket (na Tailândia), Bali (na Indonésia) e até Siargao, uma ilha das Filipinas. Fizemos um TOP 5 das ilhas mais bonitas do país para te ajudar (ou te confundir mais hahaha)
Comece aqui: tudo sobre viajar nas Filipinas
Nossos guias sobre Subic Bay, Moalboal, Puerto Galera,
Cebu, El Nido e Coron.